domingo, 14 de fevereiro de 2010

Praticamente a meio do ano catequético, é tempo de reflectir um pouco acerca do trabalho desenvolvido até este momento:

Sessões de catequese - as crianças são assíduas, de um modo geral. O frio e a chuva deste Inverno foi, por vezes, motivo de ausência dos mais pequenitos. Os adolescentes e os pré-adolescentes continuam a demonstrar pouco interesse e motivação pelas actividades da catequese.

Eucaristia - As crianças dos primeiros anos têm sido as mais participativas na Eucaristia dominical. A postura e o comportamento têm vindo a melhorar, contudo, há necessidade de maior vivência dos ritos da Eucaristia.

Momentos de Oração - O silêncio que se pretende nestes momentos vai-se conseguindo a pouco e pouco. As crianças aprendem a rezar, dialogando com Deus, fazendo os seus pedidos e agradecimentos.

Reuniões de Pais - A participação nestes encontros varia conforme os anos de frequência dos filhos. Os pais das crianças do 3º e do 6º ano são mais assíduos, por serem anos que terminam com uma festa. Em menor número é a presença dos pais das outras crianças.

Desenvolveram-se alguns temas nos encontros realizados, como "o despertar religioso das crianças", "a Eucaristia" e "a Oração".

Há necessidade de uma maior sensibilização dos pais para os objectivos da catequese e um conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus.

Formação de Catequistas - a frequência nesta formação está abaixo das expectativas, apesar de ser realizada na paróquia. Será que não necessitamos de melhorar a nossa prática catequética? Não precisamos de conhecer metodologias e estratégias para motivar as nossas crianças?



Vamos reflectir um pouco sobre a nossa missão de catequistas e avaliar o nosso desempenho.

Certamente teremos algo a melhorar ou até mudar. Todos precisamos de aprender, de aprofundar, de meditar, de testemunhar, de evangelizar... de seguir o exemplo de Jesus.

Sem comentários: