quarta-feira, 21 de outubro de 2009

LECTIO DIVINA

PALAVRA
Disse-lhes Jesus: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu vou beber e receber o baptismo com que Eu vou ser baptizado?». Eles responderam-Lhe: «Podemos».


MEDITAÇÃO
Quantas vezes, como Tiago e João, não sabemos o que pedimos. Se quisermos estar com Jesus no seu reino, no céu, teremos que ocupar os nossos dias, na terra, a partilhar vida até à morte com os outros, todos os dias. O que será decisivo para entrar no seu reino será viver e morrer como Ele, dando a vida, servindo, pelos outros. Quantas vezes não sabemos o que pedimos. Pensamos que pelo facto de irmos à missa aos domingos, rezarmos de vez em quando, sobretudo quando estamos aflitos, tentarmos ser bonzinhos, nos coloca em melhores condições para alcançar um estatuto privilegiado diante de Deus e um lugar no reino de Jesus. Só a entrega da vida aos outros, como Jesus, por amor, sem exigências, nos dará a oportunidade de nos sentarmos com Ele no seu reino, pois Ele é um rei que ama e serve os irmãos e dá a vida por eles. Então, sim, ‘poderemos’.


ORAÇÃO
Perdão, Senhor, porque não sabemos o que Te pedimos. Certamente torna-se decepcionante para Ti, que entregaste efectivamente a Tua vida, que Te empenhaste arduamente na formação de crentes sólidos, maduros, escutar as nossas ‘orações’ tão vazias. Toda a vida contigo, Senhor, e ainda não compreendi o significado da minha vida cristã. Como aceitar os ‘cálices’, as dificuldades que a minha vida cristã me coloca, se eu até vou à missa, se estou contigo? Como receber o ‘teu baptismo’, aceitar a vontade do Pai, aceitar as contrariedades, se eu me confesso cristão, se eu procuro ser bom? Ajuda-me, Senhor, a saber pedir e rezar, a aceitar o Teu cálice, a aceitar o Teu baptismo, a aceitar a vontade do Pai em mim.


ACÇÃO
Ser discípulo não significa não ter problemas ou esperar só benefícios. Deveríamos perguntarmo-nos o que andamos a pedir a Deus: pedimos ânsia de triunfos e desejos de medrar na vida? Temos medo que se realize a Sua vontade em nós? Não pedimos pelos outros, pois não queremos que tenham tanto sucesso como nós? Coloquemos nas mãos de Deus a nossa vida.

( Salesianos )

Sem comentários: