quarta-feira, 26 de novembro de 2008

No Domingo passado, dia 23 de Novembro, a missa foi dedicada aos adolescentes, os quais a animaram lendo a primeira e a segunda leitura e ainda a oração dos fiés. Para além disso participaram também no ofertório. Estão todos de parabéns pois tudo correu lindamente. Houve um trabalho de preparação, no qual os adolescentes se empenharam, elaborando 5 cartazes que representam 5 frases importantes nas suas vidas de convivência quotidiana com Deus. Poderão admirar os trabalhos pois a seguir mostramos algumas imagens. No mesmo dia, no final da eucaristia, foi feita uma visita guiada à capela de S. Frutuoso e igreja de S. Francisco, orientada pelo Sr. Vítor Soares, vigilante do monumento. A ideia foi bem acolhida pelos adolescentes que gostaram de visitar este património tão importante e que, na maioria dos casos, era para eles desconhecido. A razão desta actividade vai de encontro a um dos objectivos que se definiu para a catequese deste grupo específico: o conhecimento do património religioso do meio envolvente - a sua relação connosco. Entretanto, e por sugestão dos adolescentes, ficou marcada uma nova actividade para o próximo dia 7 de Dezembro, Domingo, às 9 horas. Nesse dia vamos fazer uma caminhada até à cerca do Mosteiro de Tibães, onde iremos apreciar a relação do património natural com Deus. Estão todos convidados! Apareçam, a saída é do salão paroquial à hora marcada, sendo que solicitamos aos pais que vão buscar os seus filhos ao Mosteiro de Tibães por volta das 12:30 horas.

domingo, 23 de novembro de 2008

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Eucaristia dos adolescentes.

No próximo Domingo, dia 23 de Novembro, teremos a missa dos adolescentes do 7º, 8º e 9º ano.
O encontro com eles ficou marcado para as 9:40 horas, na porta principal da igreja, para que assim todos possamos relembrar o que foi combinado no fim-de-semana anterior.
Os adolescentes que não têm frequentado a catequese deverão aparecer para verem o que os seus colegas estão a fazer e assim se juntarem a nós.
Apareçam, estão todos convidados e serão bem-vindos!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Que perfil para o catequista?

No nosso caminho como catequistas, é bom irmos verificando o nosso perfil de catequistas.

De todas estas afirmações, quais consideras mais importante na pessoa do catequista? Porquê?



. Sentir como uma urgência o anúncio de Jesus, porque para mim “viver é Cristo” (Fil 1, 21).
. Prestar atenção a cada um dos catequizandos, conhecendo cada qual pelo seu nome e olhando-o com afeição.
. Sentir-se enviado pela Igreja, pois a catequese é tarefa de toda a comunidade de baptizados.
. Comunicar a mensagem, sobretudo com o testemunho de vida: a maneira de falar, a expressão do rosto, as atitudes, os gestos…
. Estar familiarizado com a Escritura, saboreando a Palavra da Vida.
. Saber rezar e saber ensinar os outros a rezar.
. Preparar bem as pessoas para os Sacramentos de Iniciação Cristã.
. Estar em formação permanente, aprofundando sempre mais os conteúdos teológicos e bíblicos.
. Ser sensível às características do nosso tempo, aos sinais dos tempos: a tolerância, a importância dada ao momento presente, a procura de interioridade, o individualismo,…
. Dar importância às actividades, fazendo uma catequese activa com propostas diversificadas.

( Edições Salesianas)

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Eucaristia

As crianças do 1º ano da catequese participaram na Eucaristia deste domingo, pela 1ªvez. Estiveram com muita atenção e de olhinhos vivos a observar tudo o que se fazia ou dizia. Parabéns para elas e para os seus catequistas!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Milagre de Jesus


A multiplicação dos pães e dos peixes


Um dia, Jesus foi com muitos homens, mulheres e seus discípulos para um monte. Iam muitas pessoas atrás dele para o ouvir, estando muitas horas sem comer. Apareceu um menino que tinha cinco pães e dois peixes, num cestinho. Jesus pensou "Eu não tenho pães e peixes para distribuir por esta multidão". Jesus levantou o cesto dos pães e o dos peixes e olhou para o céu. Depois disse aos discípulos para distribuirem por todos. As pessoas comeram até ficar satisteitas, ficando admiradas com o que aconteceu. Depois foram embora sem dizer nada.
Jesus continuou a ensinar e perguntou aos seus discípulos:
- Quereis ir embora?
Eles responderam:
- Claro que não, só tu é que nos podes ajudar. Tu tens palavras de vida eterna.
( Jéssica - 4ºano )


segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Oração


Senhor
Todos Te gritamos: Vem!
Mas será que queremos a tua vinda?
Muda o nosso coração,
Para que de verdade chegue o dia
Em que todos clamarão como nos primeiros tempos:
Maranatha! Vem, Senhor Jesus!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Evangelho

Senhor, a quem iremos?
Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68

sábado, 1 de novembro de 2008

Bem-aventurados

Disse Jesus:
«Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa,
vos insultarem, vos perseguirem
e, mentindo, disserem todo o mal contra vós.
Alegrai-vos e exultai,
porque é grande nos Céus a vossa recompensa».

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Trabalho sobre S.João Baptista

Trabalho realizado pelos catequistas do 6º ano, sobre São João Baptista. Na mesma página encontra-se o trabalho realizado em PowerPoint e uma música que foi utilizada durante a apresentação.

Link para o trabalho e para a música - click aqui

Esperamos que seja do vosso agrado e que possa ser utilizado futuramente por outros catequistas.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O maior Mandamento

Disse Jesus:
«‘Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu espírito’. Este é o maior e o primeiro mandamento.
O segundo, porém, é semelhante a este:‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Nestes dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas».

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Está muito giro e interessante o blog!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O Anúncio do Reino

Chamaste-me, Senhor,
para que eu continue a Tua obra
de anúncio do Reino
que Jesus, Teu Filho e nosso irmão,
inaugurou em nós.
Com os profetas quero gritar-Te:
_ Olha, Senhor, que sou apenas uma criança
que não sabe falar.
No entanto, estou aqui para cumprir a Tua vontade
e anunciar a todos que és o Deus do amor.
Senhor, conheces muito bem toda a minha vida,
as minhas dúvidas, as minhas fragilidades
e os meus passos vacilantes.
Por mim, Senhor, nada posso.
Só quero que a minha vida esteja à Tua disposição,
como esteve a de Maria, a crente simples,
a boa Mãe.
Senhor,
que eu saiba proclamar a Tua mensagem
no meu grupo,
na comunidade cristã onde vivo,
para que a boa nova chegue a todos
e haja um só rebanho
e Tu sejas o nosso único Pastor.
Amen.

sábado, 18 de outubro de 2008

Jovens

Aos sábados, o grupo de jovens do 10º e 11º ano têm-se reunido...
Temos feito uns encontros bastante divertidos e enriquecedos para todos nós...
Nesses encontros cantamos (alguns), fazemos alguns jogos e conversamos sobre temas muito interessantes.
No Sábado passado, dia 11 de Outubro, falamos sobre a confiança que temos nos nossos amigos... Todos temos gostado muito, pois saímos da sala bastante divertidos!
Ficamos à espera de mais jovens...
Bem dispostos e principalmente LOUCOS! (Márcia Patrícia)

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Resultados de um trabalho...

No passado domingo o grupo de catequese do 7º, 8º e 9º ano reuniu-se mais uma vez. Estiveram em grupo a confrontar as pesquisas efectuadas sobre S. Jerónimo e Santa Teresinha do Menino Jesus. Como resultado final foi elaborado um pequeno texto sobre cada um dos santos, os quais partilhamos de seguida.

Santa Teresinha do Menino Jesus
Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu em Aliçon (França), em 1873 e faleceu a 30 de Setembro de 1897. Entrou no Carmelo de Lisieux com 15 anos e cultivou, de forma especial, as virtudes da humildade, simplicidade e confiança em Deus.
Foi declarada padroeira das Missões e Doutora da Igreja.
Tem como atributos as rosas e a cruz de cristo.
Frases importantes:
«Depois da minha morte farei cair uma chuva de rosas.»
«Quero passar o meu céu a fazer o bem na terra.»

S. Jerónimo
Nasceu na Dalmácia (actual Croácia) no ano de 340 e faleceu em 420.
Foi baptizado aos 25 anos.
Traduziu a Bíblia de várias línguas para o latim, tornando-se Doutor das Escrituras. Foi também teólogo, historiador e escritor.
É o padroeiro dos Estudos Bíblicos.
Tem como atributos:
- a pedra a as disciplinas (chicote) com que se mortificava;
- o crânio sobre o qual meditava, simbolizando o carácter transitório da vida terrena;
- a ampulheta, símbolo dos humanistas e que ao mesmo tempo alude ao carácter passageiro da vida;
- o crucifixo, símbolo da sua penitência no deserto;
- o leão, símbolo de realeza, poder, sabedoria e justiça.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Magnificat


A minha alma glorifica o Senhor
E o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua Serva:
De hoje em diante me chamarão bem aventurada todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas:
Santo é o seu nome.

A sua misericórdia se estende de geração em geração
Sobre aqueles que o temem.
Manifestou o poder do seu braço
E dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
E exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens
E aos ricos despediu de mãos vazias
Acolheu a Israel, seu servo,
Lembrado da sua misericórdia,
Como tinha prometido a nossos pais,
A Abraão e à sua descendência para sempre

Glória ao Pai e ao Filho
E ao Espírito Santo,
Como era no princípio,
Agora e sempre.

Amen.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Catequese para os adolescentes (7º, 8º e 9º ano).

Foi no passado domingo, dia 5 de Outubro, que tivemos a primeira sessão de trabalho com este grupo. Estiveram presentes cerca de dezena e meia de adolescentes, um número bastante superior ao que esteve na sessão de apresentação.
A catequese, para este tipo de grupo, irá ser dada de maneira diferente do que é habitual. Pretende-se que haja muita interaccção entre os catequistas e os catequisandos, envolvendo-os em actividades que estimulem o seu sentido de responsabilidade e a vontade de se reunirem com o grupo. Regra geral, todos deverão participar na missa dominical, às 10:00 horas, na igreja, sendo as sessões realizadas às 11:00 horas no salão paroquial. Os dias para os encontros serão definidos à medida que nos vamos encontrando, não serão realizados em todos os fins-de-semana e poderão ser alterados quer quanto à hora, quer quanto ao local, tendo em vista os objectivos da sessão e as opiniões dos adolescentes.
Nesta sessão em particular, após um primeiro jogo destinado ao conhecimento dos elementos do grupo (o jogo da mão), foi dada uma tarefa a todos - fazer uma pesquisa sobre dois santos em particular. No caso dos rapazes, ficaram de pesquisar sobre a vida de S. Jerónimo (padroeiro da freguesia), ao passo que as raparigas ficaram com a tarefa de pesquisarem sobre Santa Teresinha do Menino Jesus.
No próximo domingo, dia 12 de Outubro, confrontaremos os resultados das pesquisa e abordaremos alguns aspectos que mais chamaram a atenção.
Agora só falta apareceres, pois temos ainda um lugar à tua espera!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

PAI NOSSO

Disse Jesus:
«Quando orardes, dizei:
"Pai, santificado seja o vosso nome;
venha o vosso reino;
dai-nos em cada dia o pão da nossa subsistência;
perdoai-nos os nossos pecados, porque também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende;
e não nos deixeis cair em tentação".»

(Evangelho da Liturgia de hoje)