quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Encontrar Deus

"Nós temos necessidade de encontrar Deus, e Ele não se encontra no meio do ruído e da agitação. Deus é amigo do silêncio.
Quanto mais recebemos no silêncio da oração, mais daremos na nossa vida activa.
Temos necessidade do silêncio para tocar as almas.
O importante não é o que dizemos mas o que Deus nos diz e diz por meio de nós.
Todas as nossas palavras são vãs se não vêm do interior.
As palavras que não dão a luz de Cristo aumentam a escuridão."
Madre Teresa de Calcutá

domingo, 25 de janeiro de 2009

Conversão de S. Paulo

Naqueles dias, Saulo, respirando ainda ameaças de morte contra os discípulos do Senhor, foi ter com o sumo sacerdote e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco,a fim de trazer algemados para Jerusalém quantos seguissem a nova doutrina, tanto homens como mulheres. Na viagem, quando estava já próximo de Damasco, viu-se de repente envolvido numa luz intensa vinda do Céu. Caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia:«Saulo, Saulo, porque Me persegues?». Ele perguntou: «Quem és Tu, Senhor?». O Senhor respondeu: «Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Mas levanta-te, entra na cidade e aí te dirão o que deves fazer». Os companheiros de viagem de Saulo tinham parado emudecidos; ouviam a voz, mas não viam ninguém. Saulo levantou-se do chão, mas, embora tivesse os olhos abertos, nada via. Por isso levaram-no pela mão e introduziram-no em Damasco. Ficou três dias sem vista e sem comer nem beber. Vivia em Damasco um discípulo chamado Ananias e o Senhor chamou-o numa visão: «Ananias». Ele respondeu: «Eis-me aqui, Senhor». O Senhor disse-lhe: «Levanta-te e vai à rua chamada Direita procurar, em casa de Judas, um homem de Tarso, chamado Saulo, que está a orar».– Entretanto, Saulo teve uma visão, em que um homem chamado Ananias entrava e impunha-lhe as mãos, para que recuperasse a vista – . Ananias respondeu: «Senhor, tenho ouvido contar a muitas pessoas todo o mal que esse homem fez aos teus fiéis em Jerusalém; e agora está aqui com plenos poderes dos príncipes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome». O Senhor disse-lhe: «Vai, porque esse homem é o instrumento escolhido por Mim, para levar o meu nome ao conhecimento dos gentios, dos reis e dos filhos de Israel. Eu mesmo lhe mostrarei quanto ele tem de sofrer pelo meu nome». Então Ananias partiu, entrou na casa, impôs as mãos a Saulo e disse-lhe: «Saulo, meu irmão, quem me envia é o Senhor,– esse Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas –a fim de recuperares a vista e ficares cheio do Espírito Santo». Imediatamente lhe caíram dos olhos uma espécie de escamas e recuperou a vista. Então levantou-se, recebeu o baptismo e, tendo tomado alimento, readquiriu as forças. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco e começou logo a proclamar nas sinagogas que Jesus era o Filho de Deus. Todos os que o ouviam ficavam admirados e diziam: Não é ele que em Jerusalém perseguia os que invocam este nome? E não veio aqui para os levar algemados à presença dos príncipes dos sacerdotes?». Mas Saulo, cada vez mais fortalecido, confundia os judeus que habitavam em Damasco, demonstrando que Jesus era o Messias. (Act 9, 1-22)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Meditando


Senhor,

Quero estar a Teu lado

Ser instrumento da Tua Palavra.

Quero acreditar em Ti,

Porque és a Luz do meu dia,

As estrelas do meu céu

E a água doce do meu mar.


domingo, 18 de janeiro de 2009

"Falai, Senhor, que o vosso servo escuta"

A Eucaristia de hoje teve a presença e participação das crianças do 3º ano de catequese.
Apesar da chuva, foram muitos os que quiseram ouvir a Palavra de Deus.
Parabéns a todos!

"Foram ver onde morava e ficaram com Ele". (Evangelho)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

DEUS EXISTE?

Este texto trata de uma discussão ocorrida numa aula do Curso de MBA Executivo - Gestão em Serviços da UFPE. Um professor ateu desafiou os seus alunos com esta pergunta:- Deus fez tudo o que existe?Um estudante respondeu corajosamente:- Sim, fez!- Deus fez tudo, mesmo?- Sim, professor - respondeu o jovem.O professor replicou:- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que as nossas acções são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau.O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a fé era um mito.Outro estudante levantou a mão e disse:- Posso fazer-lhe uma pergunta, professor?- Sem dúvida - respondeu o professor.O jovem ficou de pé e perguntou:- Professor, o frio existe?- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?O rapaz respondeu:- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo o corpo ou objecto pode ser estudado quando tem ou transmite energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes incapazes de reagir, mas frio não existe. Criámos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.Antes de se refazer diante da resposta do aluno, o professor ouviu outra pergunta dele:- E a escuridão existe?- Mas é claro que sim.- Novamente o senhor engana-se, a escuridão tão pouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quanto escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando há luz presente.Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:- Diga, professor, o mal existe?- Claro que existe. Como eu disse no início da aula, temos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo. Essas coisas são o mal.Então o estudante concluiu:- O mal não existe, professor, ou pelo menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou o amor, que existem como existem a luz e o calor. O mal resulta da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.

DEUS EXISTE E É PERFEITO ...

domingo, 11 de janeiro de 2009

Baptismo do Senhor

A Eucaristia de hoje, que celebra o Baptismo de Jesus, teve a participação das crianças do 4º e do 6º ano de Catequese.
O Baptismo é um sacramento que nos convida ao apostolado.
Como baptizados que somos, deveremos sentir-nos enviados, como Cristo, a proclamar a Boa Nova aos homens.
Como catequistas, temos a grande missão de ser testemunhas de Jesus, ensinando a Sua Palavra às crianças e jovens que nos estão confiados.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Fim de férias

Terminadas as férias de Natal da catequese, amanhã, dia 5 de janeiro, iniciaremos o 2º período com as crianças do 5º ano, às 18.30h.
Votos de bom trabalho para todos, com alegria, dedicação e empenho.